Novidades da versão 3.0.0
- O módulo de Compras Oxy foi desenvolvido de forma totalmente reestruturada com relação ao módulo de Compras Sustentação. Não existe qualquer compatibilidade entre as tabelas de sustentação e do Oxy. Dessa maneira, não é possível utilizar os módulos Desktop e WEB de maneira paralela, precisando de conversão conforme já realizado e sistema em produção;
- No início temos Dashboards para filtrar diretamente via acesso rápido com Processos Criados, Processos Finalizados, Agenda de Licitações, Contratos Criados, Processos à Vencer, Contratos a vencer com opção de impressão e inclusão de parâmetro de dias para filtros rápidos.
- Nos dashboards temos a aplicação dos filtros diretamente na listagem de processos;
- Na listagem de contratos a vencer, temos acesso direto a manutenção dos contratos;
Diferenças principais quanto ao módulo Desktop:
- Busca de dados dos novos sistemas Oxy;
- Sistema orientado a processos, ou seja, cada processo licitatório, dispensa, compra direta é derivado de um processo administrativo de compras sequencial por exercício;
- Consultas visuais para identificação de dados específicos;
- Listagens com ordenação e impressões;
- Independência do sistema com relação a exercício e mês de login. Ou seja, logando na entidade podem ser efetuadas inclusões e manutenções em dados independente do mês e exercício referentes a cada lançamento, otimizando muito a usabilidade do sistema;
- Disponibilização de links, visualizações, com acessos rápidos para cada rotina depende da outra, funcionando como links, evitando pesquisas, com os acessos diretamente a partir de cada informação;
- Unificação de rotinas, eliminando muitas opções em menus, acessando diretamente do processo todas as opções específicas do mesmo;
- Controle de saldos orçamentários somente no Contábil;
- Geração de modelos de dados para montagem de impressões como mala direta;
- Geração de reservas orçamentárias a partir do processo licitatório;
O sistema é dividido nos menus de Cadastros, Fase Interna (contempla a derivação para fase Externa), Contratos, Execução, Configurações e Permissões.
Cadastros
- Classificação de objeto (cadastro com possibilidade de inclusão de subclassificações) para detalhamento de atividades e busca de processos;
- Comissão (comissão de licitação com membros, atividades);
- Condição de pagamento (cadastro para vínculo tanto em contratos quanto licitações);
- Descarte licitação (cadastro para informar descarte de números de processos licitatórios);
- Documento (cadastro de tipos de documentos para habilitação, com cadastro único para todos os módulos);
- Exercício (possibilidade de fechamento de meses);
- Itens (cadastro único do Almoxarifado com acesso pelo compras);
- Leis ATo (cadastro único com acesso pelo compras);
- Modalidade (cadastro com o vínculo das naturezas desejadas);
- Natureza de procedimento (cadastro das naturezas desejadas conforme necessidade da entidade);
- Órgão de publicação (cadastro de órgãos de publicação unificado);
- Pessoa (cadastro único com acesso pelo compras);
- Penalidade (cadastro simples de penalidades);
- Regime de execução (cadastro de regimes de execução com separação por licitação ou contrato)
- Tipo de contrato/ata (cadastro para criação dos tipos para vinculação por tipo de ato);
- Tipo de publicação (cadastro de tipo de publicação).
Fase Interna
- Anexo I (tela gerencial para montagem do processo licitatório, funcionando com um centralizador de pedidos, para agrupamento e montagem de um único processo. O Anexo é criado a partir de algum processo administrativo, já com todos os vínculos;
- Cotação (tela para registrar o balizamento de preços para os processos, possibilitando que seja gerado a partir de um Anexo automaticamente e também através de um processo administrativo). Já possui a possibilidade de geração de link para preenchimento do balizamento e exportação de arquivo em formato json, sem necessidade de executável extra, sendo acessado diretamente no ambiente da entidade;
- Lista de Compra (tela cadastral para se basear nos pedidos) podendo otimizar situações de aquisição para padronização de dados;
- Pedido de Compra (tela para registro dos pedidos, que serão vinculadas em anexo, para montagem de processos);
- Processo Administrativo (tela principal do sistema, que mantém o vínculo de todas as informações relacionadas, com rastreio direto para os dados de fase interna quando utilizada no sistema, bem como toda a fase interna com suas especificidades);
- No processo Administrativo temos toda a relação das etapas internas até a montagem da Licitação. Todos os dados são demonstrados em cards para facilitar as buscas e identificação de dados obrigatórios não preenchidos com validação entre as etapas quanto a obrigatoriedade da sequência de lançamentos;
Na parte da Licitação temos os cards específicos, destacando:
- Dados Gerais;
- Lotes e Itens;
- Centro de Custo;
- Dotações, Reservas e Convênios;
- Comissão;
- Publicações e Mídias;
- Recursos;
- Documentações e Penalidades;
- Pareceres Licitação;
- Status do Processo;
- Arquivos;
- Interessados Licitação;
- Participantes e Habilitações;
- Proposta Comercial;
- Disputa;
- Resultado;
- Atas;
- Homologação;
- Consultas de Saldos;
- Impressão.
- Em cada uma das etapas temos as validações referentes. Por exemplo na parte da proposta temos a exportação de link para preenchimento com importação depois das propostas;
- Tivemos unificação de toda a parte de Disputa, sendo única para todas as modalidades, com otimizações como processos de dispensa e inexigibilidade contendo apenas um fornecedor, com a geração das fases finais automáticas.
Contratos
- Na parte de Contratos temos todos os dados divididos em cards seguindo o mesmo padrão com os dados específicos, com as opções em cards:
- Arquivos;
- Responsáveis;
- Suspensões;
- Aditivos;
- Impressão;
- Convênios;
- Consulta de Saldos;
Execução
- Na parte de execução temos a geração das solicitações de despesa, com geração automática de reserva orçamentária, que é consumida e finalizada no ato do empenho. Ou seja, todo o controle de saldos orçamentários fica do lado do contábil. Na execução temos rotinas de controles de saldos orçamentários com base no contábil, contratos e atas e saldos de licitação;
- Não temos mais a figura da NAD, sendo a solicitação empenhada e executada no módulo contábil;
- E temos a rotina de autorizações/ordens de fornecimento, para geração e envio aos fornecedores para execução das execuções contratuais.
Modelo de Dados:
- Possibilita a definição de modelos de documentos, com criação de variáveis, parâmetros, modelos de sqls, para que seja utilizado posteriormente para montagem de documentos diversos, como termos, pareceres e outras situações que forem necessárias.
Prestação de Contas
- Trata-se de uma montagem dos registros que serão gerados para prestação de contas para o estado do Paraná. Neste são definidos os comandos e variáveis para que sejam gerados os arquivos de prestações de contas mensais.
Gerar arquivos prestação de contas
- Conforme os modelos de prestação de contas criados, a tela aplica e cria as opções para marcação da geração dos arquivos dinamicamente, ou seja, criando um modelo de prestação de contas, a informação será carregada automaticamente para a tela de geração de dados. Para o estado do Paraná a geração obedece todas as regras do TCE-PR, com os formatos necessários, bem como estruturas e layouts definidos no modelador.
Permissões
- Rotinas para permissões de acesso á unidade orçamentária;
- Rotinas para permissões de acesso a centro de custo.
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