Novidades da versão 3.0.0
- O módulo de Patrimônio Oxy foi desenvolvido de forma totalmente reestruturada com relação ao módulo de Patrimônio Sustentação. Não existe qualquer compatibilidade entre as tabelas do sustentação e do Oxy. Dessa maneira, não é possível utilizar os módulos Desktop e WEB de maneira paralela, precisando de conversão conforme já realizado e sistema em produção;
- O módulo foi pensado para diminuir drasticamente a quantidade de telas, focando na visualização das operações, bem como em padronização total para as movimentações, utilizando mesmas funções de busca e inserções;
- No início temos Dashboards para filtrar diretamente via acesso rápido os bens ativos e bens baixados;
- Temos a divisão atual entre Cadastros, Movimentação e Configurações;
Na parte de cadastros, temos os seguintes cadastros já disponíveis:
- Categoria considerando a hierarquia do modelo criado;
- Comissão, com busca de Lei ato, com vinculação de responsáveis;
- Espécie de veículo;
- Estado de conservação;
- Exercício, com criação e fechamento por meses;
- Locais considerando a hierarquia do modelo criado;
- Lotação;
- Tipo de combustível;
- Marca de veículo;
- Método de correção, que terá evolução para criação de fórmulas dinâmicas conforme existente para o módulo Sustentação;
- Modelo de categoria (para definir o modelo e níveis para o cadastro de categorias);
- Modelo de Local (para definir o modelo e níveis para o cadastro de locais);
- Modelo de Veículo
- Natureza da Despesa (por este é possível definir quais tipos de natureza com referência aos empenhos podem ser tombados e movimentados);
- Responsável (terá uma evolução para consumir vínculos do RH);
- Situação (definições específicas para os bens, como desuso, etc);
- Tipo de Operação (toda a parte de configuração dos tipos de entrada, saída, validação de campos obrigatórios, demonstração de campos conforme a operação são realizadas nesta tela);
- Tipo de Uso (com separação por tipo de grupo para vínculo);
- Tipo de Manutenção.
Tombamento
- No cadastro de bens (tombamento), tivemos algumas implementações para melhorar a usabilidade, com visão total de todas as operações e demais movimentações diretamente no cadastro de cada bem.
As funções mais utilizadas são:
- Tombamento buscando dados de empenhos;
- Tipos extras de tombamento, para melhor separação dos cadastros como:
- Bem Intangível;
- Título e valor;
- Semovente;
- Móvel;
- Veículo;
- Imóvel.
- O tipo do bem não é mais chave da tabela de bens, podendo ser definidos novos conforme necessidade de maneira simples e que não compromete o funcionamento das movimentações;
- Cada bem possui uma chave única que é utilizada nos demais sistemas que consomem os dados como o Frotas;
- Anexo de arquivos, com quantidade ilimitada de vínculos por bem;
- Função de Gerar cópias;
- Visualização contendo todos os dados dos bens de maneira prática e funcional, independente da forma de utilização do sistema, unidade de federação.
Movimentações
Manutenção
- Rotina para registro das manutenções dos bens, podendo registrar por tipos de manutenção, controle de situações, vínculo individual ou múltiplo de bens.
Movimentação
- Rotina para registro de qualquer tipo de movimentação de natureza financeira dos bens, desde o tombamento com o registro automático da movimentação de incorporação, até reavaliações, amortizações, baixas, depreciações. Ou seja, conforme o tipo de movimento utilizado as opções são específicas, possibilitando movimentos individuais ou múltiplos de bens.
Movimentação Cadastral
Rotina para registro de movimentações de natureza cadastral para os bens como:
- Estado de conservação;
- Movimento de categoria;
- Movimento de situação.
Todas as movimentações podem ser realizadas de maneira individual ou com múltiplos bens;
Transferências
- Rotina para registro das movimentações de transferências físicas dos bens, podendo ser individual ou múltipla. Já existe a possibilidade de transferências parciais com controle da data de retorno.
Configurações
- Neste menu temos em funcionamento atualmente as funções de modelo de dados, prestação de contas e gerar arquivos prestação de contas, sendo que:
Modelo de Dados:
- Possibilita a definição de modelos de documentos, com criação de variáveis, parâmetros, modelos de sqls, para que seja utilizado posteriormente para montagem de documentos diversos, como termos, pareceres e outras situações que forem necessárias.
Prestação de Contas
- Trata-se de uma montagem dos registros que serão gerados para prestação de contas para o estado do Paraná. Neste são definidos os comandos e variáveis para que sejam gerados os arquivos de prestações de contas mensais.
Gerar arquivos prestação de contas
- Conforme os modelos de prestação de contas criados, a tela aplica e cria as opções para marcação da geração dos arquivos dinamicamente, ou seja, criando um modelo de prestação de contas, a informação será carregada automaticamente para a tela de geração de dados. Para o estado do Paraná a geração obedece todas as regras do TCE-PR, com os formatos necessários, bem como estruturas e layouts definidos no modelador.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.