Novidades da versão 1.54.197.0
Configurações do módulo de Almoxarifado
- Alterados ícones e características visuais do módulo para a nova identidade visual da Elotech;
Cadastro -> Cadastros -> Localizações -> Tela de Ajustes / Consulta de Locais
- Inclusão de funcionalidade que permite a alteração da quantidade dos itens nos lotes mapeados, após a conferência física, possibilitando após o ajuste, que seja efetuada a geração do inventário para o local físico, realizando a movimentação de entrada ou saída de acordo com cada situação;
Movimentação -> Entradas no Estoque
- Inclusão de rotina para alteração múltipla dos dados de Nota fiscal, Série e Data de Emissão, em todos os lançamentos da mesma nota para o mesmo fornecedor e centro de custo origem. Dessa maneira, em entradas múltiplas (parceladas) para o mesmo fornecedor, em que exista por exemplo um erro no número da Nota Fiscal ou até mesmo a substituição, abre-se a possibilidade de troca múltipla da numeração e dados inerentes. A rotina é acessada através de clique com o botão direito do mouse sobre o campo Nota Fiscal e uso da opção Atualizar Nota Fiscal de Todos os Registros, quando será aberta uma tela denominada Atualização de dados da nota fiscal, com as informações atuais da nota e campos para preenchimento das novas informações, que serão replicadas para todos os lançamentos da mesma nota, centro de custo e fornecedor;
- Alteração na rotina de busca e inserção dos itens do empenho, para que o controle não seja efetuados apenas pelo código do item e sim pelo código do item e ordem do item no empenho, para abranger situação específica ocasionada pela Lei 147/2014, quando os itens podem ser desmembrados em lotes, para atender os critérios técnicos de privilégios para MPEs, quando para o mesmo item em lotes diversos, pode ser gerado um mesmo empenho, em que o sistema bloqueava a utilização da inserção de itens do empenho devido a existência duplicada do item no empenho. Com a alteração, podem ser efetuadas entradas através do empenho, independentemente da existência de itens duplicados ou não, com o controle específico sobre cada ordem do item no empenho. No caso de entrada do tipo Cross-Docking, além da geração do fornecedor na saída gerada automaticamente, dados da nota fiscal também sendo gerados;
Movimentação -> Saídas do Estoque
- Habilitação da informação no campo Fornecedor e nos movimentos de Cross-Docking gerados, incluindo o fornecedor referente a entrada na saída gerada automaticamente quando da entrada efetuada;
Relatórios -> Balancetes -> Posição do Estoque
- Correção em inconsistência para geração do relatório quando a conta contábil da classificação for alterada de um exercício para o outro;
Relatórios Diversos:
- Alteração em filtro do relatório que anteriormente era representado por um check-box [ ] Apenas Centro de Custo que gera armazenagem, sendo alterado por um combo-box Armazenagem, com as opções:
- Ambos, Somente Centros de Custo que geram armazenagem e Somente Centros de Custo que não geram armazenagem. Por padrão será carregada a opção Ambos, para não impactar na rotina de nenhuma das entidades, possibilitando as novas opções em entidades que utilizam mapeamento físico dos itens. Alteração nos relatórios abaixo:
Relatórios -> Movimentação -> Movimentação Diária
Relatórios -> Movimentação -> Movimentações
Relatórios -> Movimentação -> Entradas
Relatórios -> Movimentação -> Saídas
Relatórios -> Movimentação -> Transferências
Relatórios -> Movimentação -> Saídas por Centro de Custo
Relatórios -> Movimentação -> Relatório de Movimentações por Classificação
Relatórios -> Movimentação -> Centro de Consumo por Classificação
Relatórios -> Movimentação -> Resumo Simplificado Entradas
Relatórios -> Movimentação -> Demonstrativo de Entradas
Relatórios -> Movimentação -> Movimentação por Conta Contábil
Relatórios -> Balancetes -> Posição do Estoque
Relatórios -> Balancetes -> Balancete
Relatórios -> Balancetes -> Capa Balancete
Relatórios -> Balancetes -> Movimentos por Tipo
Relatórios -> Balancetes -> Posição do Estoque por Classificação/Conta Contábil
Relatórios -> Mov. Itens -> Movimentação Diária
Relatórios -> Mov. Itens -> Ficha de Prateleira
Relatórios -> Mov. Itens -> Itens Consumidos por Centro de Custo
Relatórios -> Mov. Itens -> Itens com saldo fora dos padrões
Relatórios -> Mov. Itens -> Estoque
Relatórios -> Mov. Itens -> Itens Consumidos por Centro de Custo Resumido
Relatórios -> Mov. Itens -> Itens Consumidos por Tipo Centro de Custo
Relatórios -> Mov. Itens -> Consumo Mensal de Itens
Relatórios -> Mov. Fornecedor -> Relação Item/Fornecedor
Relatórios -> Mov. Fornecedor -> Relação Fornecedor/Item
Relatórios -> Gerenciais -> Lotes Vencidos
Relatórios -> Lotes a Vencer
Relatórios -> Leis -> Anexo TC-13
Relatórios -> Leis -> Modelo 20 - Bens em Almoxarifado
Relatórios -> Mov. Requisições -> Relatório de Requisições
Relatórios -> Mov. Requisições -> Balanço das Requisições
Integração Almoxarifado X Contabilidade
- Para realizar a contabilização com lançamentos mensais, ao fim das atividades do Almoxarifado no mês, quando já finalizadas entradas, saídas, transferências e devoluções, que possam surgir. Abaixo, detalhamento das rotinas modificadas e desenvolvidas para possibilitar a integração:
Cadastros -> Movimentação -> Tipos de Movimentação
- No cadastro de tipos de movimentação incluído box [ ] Gera Contabilização, que se marcado, nas movimentações do tipo de movimentação será possível sua contabilização no módulo contábil através da rotina de contabilização mensal desenvolvida;
- Incluído campo contrapartida, para indicar a conta específica para o lançamento contábil em relação a conta contábil das classificações dos itens. Este campo será utilizado para casos em que para determinado tipo de operação, quando a mesma conta de contrapartida for utilizada para todas as contas das classificações dos itens, possa ser informada não necessitando na geração das combinações para o tipo de movimentação e cada conta com sua contrapartida;
Utilitários -> Movimentos Contábeis
- Inicialmente, para realizar a operação devem ser parametrizadas as contas de contrapartida para a integração, sendo que cada conta contábil referente aos itens, deverá ter uma contrapartida para cada tipo de movimentação. Para isso existe a tela Lançamentos Contábeis, em que para cada tipo de movimentação, indicada a conta e a respectiva contrapartida. Nos casos de contas únicas de contrapartida, em que, para todas as contas contábeis o sistema utiliza a mesma contrapartida, sem necessidade de realizar parametrização de uma a uma. Tal indicação necessária no cadastro de tipos de movimentação.
Utilitários -> Movimentos Contábeis -> Lançamentos Contábeis
- Para realizar as combinações desejadas, seguir os seguintes passos:
- Se não houver nenhuma combinação criada, clicar no botão novo, indicando o tipo de movimentação no campo Operação, com a conta contábil dos itens de acordo com as classificações e a contrapartida específica para tal conta e movimentação.
- Caso já tenha alguma combinação realizadas, clicar no botão editar para inclusão de novas combinações;
Utilitários -> Movimentos Contábeis -> Contabilização Mensal
- Para realizar a geração dos dados para contabilização, inicia-se novo registro com o botão novo e depois clica-se no botão Inserir Movimentos.
- Nesta etapa o sistema irá carregar todas as movimentações do Almoxarifado no mês, com valores concatenados (somados) para cada conta e tipo de movimentação.
Exemplo: Conta 1156101 teve saída para 100 itens. O valor demonstrado para esta conta será o valor total de saída dos 100 bens no mês, de acordo com a operação utilizada (tipo de movimento).
- O mesmo vale para qualquer tipo de movimentação, como entradas e transferências.
- Na gride de valores por operação e conta, existe uma coluna denominada contrapartida, que representará a conta débito/crédito para efeito dos lançamentos contábeis, de acordo com cada tipo de movimentação. Enquanto o campo contrapartida estiver vazio não será possível realizar a contabilização mensal. O sistema apenas permite a execução se todos os registros tiverem seu par informado.
- No caso de contas contrapartida padrão para todas as contas contábeis dos itens, acessa a tela Cadastros -> Movimentação -> Tipo de Movimentação, acessando o tipo de movimento utilizado para o caso e indicando a contrapartida para a operação.
- Após tal informação, acessa-se novamente a tela Contabilização Mensal, clicando novamente no botão Inserir Movimentos, quando o sistema carregará as contrapartidas das contas da operação que houve o vínculo.
- Nos casos específicos, necessário acessar a tela Lançamento Contábeis, editando o registro do ano. É um registro de combinações por exercício. Então, insere-se o código da operação, por exemplo saídas do estoque, indicando a conta, que neste caso configura-se na conta contábil do item, e a respectiva contrapartida, clicando no botão em forma de filtro para carregar o registro para a gride. Se houver necessidade de alteração, pode ser alterado o registro através de clique com o botão direito do mouse no registro desejado e opção Alterar, quando o registro voltará para os campos de definição de combinações.
- Realizada tal operação, acessa-se a tela de Contabilização Mensal, clicando novamente no botão Inserir Movimentos, que recarregará as operações com contas e contrapartidas. Então, operações que a contrapartida será a mesma para todas as contas contábeis, pode ser informada a contrapartida diretamente no cadastro dos tipos de movimentação.
- As operações que são advindas de entradas por empenho, ficam destacadas na tela de contabilização mensal e na última coluna com o status Não Contabilizar. Se houver necessidade de não contabilizar determinados registros, existe a opção de clicar com o botão direito do mouse e utilizar a opção Habilitar/Desabilitar Contabilização.
- Ao final destes procedimentos, clica-se em gravar na tela Contabilização Mensal, quando o sistema realizará os lançamentos contábeis no módulo de Contabilidade, indicando o código do lançamento para cada registro na última coluna da gride. Os dados da tela podem ser impressos utilizando o botão direito do mouse e opção Imprimir, quanto podem ser selecionadas as colunas para demonstração na impressão, bem como os campos para totalização.
- No módulo Contábil podem ser verificados os dados gerados no caminho:
Orçamentário -> Consulta Lançamentos
- Os lançamentos serão efetuados no Grupo Evento 60 – Movimentação Financeira e nos eventos 60 e 61, de acordo com os tipos 62 – Entrada de Estque e 63 – Saída de Estoque.
- Outras situações específicas que forem levantadas, estamos à disposição para acolhimento e possível implementação. A rotina já está sendo efetivamente testada para contabilização das movimentações do Almoxarifado no mês de Janeiro/2017 pela Prefeitura de Maringá.
- Tipos de operação específicos, podem ser, em que dependendo dos lançamentos o sistema realizará os lançamentos para mais ou menos, dependendo do tipo de movimentação.
- Com relação ao Cross-Docking (consumo imediato) é importante a identificação da utilização ou não da opção [ ] Consumo Imediato no ato da liquidação no módulo contábil para evitar situações de gerar as movimentações no contábil referente as saídas de consumo imediato geradas no sistema, já com tais informações geradas no contábil no ato da liquidação com entradas e saídas efetuadas.
- Para conferência dos valores gerados na rotina, por conta e tipo de movimento, o melhor relatório é Relatórios -> Movimentação -> Movimentação por Conta Contábil, com várias opções para geração, em que nas opções padrão quanto a grupo, subgrupo e detalhe, demonstra os valores por tipo de movimentação e conta contábil com fácil visualização;
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.