Novidades da versão 1.55.198.0
Cadastros -> Itens
- Inclusão de validação que não permita a inativação de itens que possuam saldo. A verificação é realizada em todos os centros de custo de todas as entidades. A partir do momento que seja zerado o saldo do item nos centros de custo, será possível realizar a inativação;
Movimentação -> Entradas no Estoque
- Desenvolvida rotina para aproveitar dados de entrada já realizada para uma nova entrada. A rotina visa atender a necessidade de entidades que estão registrando todas as entregas diretas para os centros de consumo, inserindo uma entrada cross-docking (geração de saída automática), sendo que cada entrada é respectiva a uma entrega em determinado centro de consumo, de modo a ser possível mapear posteriormente todas as entregas realizadas diretamente para cada centro de consumo. A opção será acessada através do atalho Ctrl+ D, ou botão direito na tela de entrada e escolha da opção Duplicar Entrada.
- Para utilização da opção, o usuário deve selecionar o movimento de entrada desejado que será duplicado, clicando com o botão direito do mouse ou atalho citado, que irá carregar novo registro com mesmos itens e valores unitários, centro de custo de origem e destino e demais informações, ficando apenas a necessidade na troca do centro de destino e preenchimento das quantidades dos itens para aquele centro de consumo. A função mais prática para a rotina é no caso de entregas de itens perecíveis em todos os centros de educação por exemplo, quando todos receberão os mesmos itens, porém em quantidades distintas;
- Para entidades que utilização seção no centro de custo, o campo é gerado vazio para indicação de qual seção recebeu os materiais, replicando os dados para a saída gerada, caso seja do tipo cross-docking a entrada;
Movimentação -> Inventário
- Desenvolvida nova rotina para funcionar como registros de inventários realizados nos centros de custo, podendo inclusive ser utilizada em novas implantações para registro do saldo inicial do estoque dos itens existentes, o qual após finalização gerará movimentos de entradas e saídas.
- A funcionalidade é bem simples de ser executada, em que:
1º Inicia-se um novo inventário através do botão novo;
2º Informa-se o centro de custo ao qual está sendo realizado o inventário;
3º Clica-se em Inserir Itens do Centro de Custo, o qual são calculados e carregados todos os itens com seus respectivos saldos naquele centro de custo;
4º Podem ser inclusos novos itens que forem encontrados;
5º Existe a exibição dos campos:
a) Item – Código
b) Descrição;
c) Unidade;
d) Qtde Anterior (exibe o saldo em estoque para o item no centro de custo);
e) Qtde Atual (preenchida pelo usuário na conferência do estoque);
f) Valor Unitário;
g) Valor Total;
6º É possível emitir os itens do inventário, tanto em relatório para conferência, como posteriormente a finalização, através de clique com o botão direito na gride de itens e opção Imprimir, quando é possível selecionar as colunas que serão demonstradas, bem como os campos a totalizar;
7º Existem dois campos calculados denominados Entrada e Saída. Nestes campos serão gerados os códigos dos movimentos de entrada e saída gerados no momento em que é gravado o inventário.
8º Itens que tiveram a quantidade atual maior que a do sistema, terão a diferença positiva gerada na entrada;
9º Itens que tiveram a quantidade atual menor que a do sistema, terão a diferença negativa gerada na saída;
- Para definir os tipos de movimentação para a rotina, acessar os parâmetros no seguinte caminho:
Parâmetros -> Gerais -> Movimentação -> Inventário:
149 – Entrada Conferência Inventário: Parametrizar o movimento de entrada utilizado para as entradas que forem geradas;
150 – Saída Conferência Inventário: Parametrizar o movimento de saída utilizado para as saídas que forem geradas;
151 – utilizado para o inventário das entidades que utilizam WMS, com inventário a partir da tela de locais;
152 – Centro de Consumo para Balanço e sobra de Estoque: Parametrizar o centro de consumo da destinação da saídas das quantidades encontradas a menor na execução do inventário;
Informação importante: Enquanto um inventário não estiver concluído para o centro de custo, as movimentações de entrada, saída, devolução e transferência para o mesmo estarão bloqueadas, com informação nas respectivas telas. A exceção é a tela de Requisição;
- A questão dos lotes estará sendo verificada nas próximas versões, como por exemplo um item com saldo em lotes, e no inventário com quantidades distintas. Neste momento o saldo dos lotes não será alterado, necessitando na utilização da ferramenta remanejo de lotes para ajuste se houver caso específico. A nova funcionalidade para este fim, necessitará em abrir opções por item que controla vencimento para indicação de quais lotes serão retiradas quantidades (caso conferência a menor) e de quais lotes serão aumentadas quantidades (caso conferência a maior);
- Para estornar um inventário, necessário estornar os lançamentos de saída e entrada gerados;
Relatórios ->
- Alterado filtro centros de custo origem e destino, em relatórios, que no filtro não possuam intervalo (Ex. Centro de Custo a ), para permitir a inclusão de vários centros de custo para emissão dos relatórios, incluindo um centro de custo, depois o outro e assim sucessivamente, através da pesquisa, com a inclusão de um após o outro separado por vírgula ou digitando o código, depois vírgula e o outro código.
- Exemplo do Relatório (Relatórios -> Balancete -> Posição de Estoque) com o filtro Centro de Custo permitindo vários centros de custo para emissão do relatório;
Exclusivo para gerenciamento de WMS
- Inclusão de rotina que quando uma requisição de saída tiver seu status alterado para recebida, com o sistema finalizando todas as movimentações físicas vinculadas ao respectivo lançamento, mesmo não havendo sido conferida pelo coletor de barras;
Exclusivo para entidades do Mato Grosso
Cadastros -> Unidades de Medida
- Inclusão de novo campo Cod. Distribuição Aplic, para indicação da codificação específica referente a unidade de medida com relação a distribuição. A unidade de medida Litro por exemplo, terá um código para Unidade de Medida, campo Cod. Tribunal e outro quando for referente a unidade de distribuição. Tal informação será utilizada na geração de tabela do Aplic no módulo de Compras e Licitações. Para geração da codificação de distribuição, fica condicionado que no cadastro do item, seja vinculada a unidade de medida de distribuição no campo Un. Distribuição;
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